Páginas

13 de julho de 2011

Dia do Rock - Part 3


Continuando...
NEW WAVE:
O punk rock atraiu devotos dentro de escolas de artes norte-americanas. então surgiram bandas com abordagens mais letradas e artísticas, como os Talking Heads:    


que começaram a se infiltrar na cena punk. Para essas bandas, foi criado o termo Pós Punk, e para as outras que flertavam apenas com o pop, foi denominado o "New Wave".
Predominantemente um fenômeno britânico, o sub-gênero seguiu nos anos oitenta com uma maior exposição comercial no Reino Unido e no exterior, mas a banda mais bem sucedida a emergir da era pós-punk foram os irlandeses do U2: 
que até o final daquela década se tornariam uma das maiores bandas no mundo, trocando o pós-punk pelo pop rock.Em alguns círculos, o termo New Wave começou a ser usado para descrever e diferenciar bandas abertamente "menos" punk.
No Brasil, bandas como Legião Urbana:
e Titãs:


 começaram suas carreiras muito influenciados pelo Pós-Punk. Mas com o passar do tempo ambos foram se convertendo para um estilo de música mais popular.


Chegamos então ao Rock Alternativo:


As primeiras bandas de rock alternativo 
R.E.M.:


combinaram suas influências punks com outras de folk music e do rock mainstream (comercial). Destas, o R.E.M. foi a de maior êxito imediato, e inspirou uma série de seguidores.


1990...
Vários estilos:
Grunge:
Foi um estilo de música, voltado para sons pesados e distorcidos, mas sem ser metal. A principal banda desse estilo era o Nirvana:


que tinha um som voltado para o alternativo. Já a banda
Alice in Chains:


tinham um estilo mais inspirado no metal e no hard rock,
Pearl Jam:


puxava mais para o lado do hard rock, rock clássico e rock alternativo entre outras. Muitas dessas bandas atingiram o 1º lugar nas paradas no mundo todo.
Metal progressivo: aliando o peso do heavy metal à psicodelia do rock progressivo, algumas bandas deste estilo fazem dos seus membros referências para os entusiastas do heavy metal e, em alguns casos, do rock de uma forma geral. O exemplo mais proeminente é o Dream Theater, cujos integrantes são cultuados por seu talento (como o guitarrista John Petrucci, o tecladista Jordan Rudess e o baterista Mike Mangini). 


Metal alternativo: é uma forma eclética de heavy metal. Algumas bandas surgidas, com esse estilo, são: Faith No More, Alice In Chains,Deftones, Tool, Godsmack,  System of a Down e Evanescence: 



Indie rock: bandas de garagem que participam do circuito "independente", fora do mainstream, como: The Strokes: 
Whithe Stripes: 



Logo terminarei!!!
Besos

3 comentários :

CAMILA de Araujo disse...

AAAAAAAMEI AS BANDAS !

Unknown disse...

Todas ótimas bandas, acho que faltou falar um pouco de um movimento que mudou a cena do rock nessa época, o BRITPOP: blur, oasis, sued, stone roses.... que tal relembrar esses clássicos?

Garcez disse...

seu especial do rock saiu mais completo q o meu

rsrs

parabens pelo post

abraços
.
www.ouvindoparalamas.blogspot.com
.
.