Páginas

21 de setembro de 2011

Dia da árvore


Oi pessoas, tudo bem, quero agradecer as pessoas me desejando uma cura ARIGATÔ!!!



Bem então, vamos atualizar o blog hoje 21 de setembro é o dia da árvore!
Sim a planta de grande porte que transforma o gás carbônico em oxigênio, umas dão frutas outras não, algumas são enormes, outras pequeninas, mas árvores.
Hoje eu escolhi uma em especial, vocês conhecem esse alimento?



PINHÃO!  Que na verdade não é uma fruta – de acordo com o site Wikipedia isso é o pinhão: plantas gimnospérmicas, isto é, cuja semente não se encerra num fruto.
Ele se forma dentro da pinha, mas não aquelas do Natal, essas são diferentes, no Brasil é mais conhecida na região Sul e Sudeste, geralmente aqui no sul é colhido no final do outono e é certo ter pinhão para comer nas festas juninas, se faz na panela de pressão com água e sal e só, depois disso é só se deliciar e é bom comer pinhão.
 E essa é a ARAUCÁRIA, a árvore do pinhão.



Infelizmente, no Brasil, a proliferação das Araucárias está bastante comprometida e corre sério risco de entrar em extinção, fato decorrente das atividades produtivas desenvolvidas há várias décadas na região, especialmente na extração de madeira e ocupação agropecuária, reduzindo a 3% a forma original.
Lembrem-se independentemente ser uma Araucária, Figueira, Macieira, tanto faz, mas cuidem das árvores que é elas que ajudam a manter o ar limpo.
Bem hoje vou ficando por aqui obrigada por lerem!
Beijãozão
P.S. Eu te AMORO

3 comentários :

Millena disse...

Gosto de pinhão
Precisamos mudar esta situação das araucárias, urgente.

Márcio Palhares disse...

Shairy, também sou do sul, não gosto muito de pinhão, mas quando como um, não consigo parar (comidas de festa junina provocam esse efeito em mim). Eu não sabia que pinhão vinha da araucária e sempre confundia com a pinha. Cheguei a pensar que a pinha seria um pinhão passado do ponto, hehe.

Quanto às árvores, devemos lembrar que são fontes renováveis, podem ser plantadas novamente. Basta boa vontade e planejamento para explorá-las. Moro próximo ao que resta de nossa mata atlântica desmatada para dar lugar a pasto para pecuária. Uma pena.

Feliz dia da árvore, lembre-se de respirar. =)

Andy A. disse...

Eu gosto muito de pinhão , pior que aépoca está passando e eu ainda não comi rsrsrs
http://andyantunes.blogspot.com/