Páginas

1 de setembro de 2012


Bom dia gente, hoje é dia 1º de Setembro, aniversário da minha querida amiga Tiane...Parabéns minha querida!!!
Enfim, aqui no estado do RS setembro é um mês bem especial, muitos sabe que alguns de nós inclusive eu principalmente nos considera antes Gaúchos que brasileiros, e em setembro na data de 20 comemoramos com muito orgulho a data da Revolução Farroupilha, antes que alguns critiquem a gente, vale lembrar que não estou fazendo nenhum tipo de preconceito contra outros estados e suas datas, estou falando do mês de Setembro e o quanto ele é importante para nós.
Então decidi que a cada dia do mês de setembro irei postar algo sobre o mês de setembro em relação ao nosso estado, certo?
Então dia 01 de setembro, começo cumprimentando o mês de setembro, esperando que ele traga cheiros, cores e flores com sua primavera, que seja um mês diferente do mês meio trágico que foi agosto!
Então já começando pelo princípio...
Vamos ao nome do Estado do Rio Grande do Sul, a fonte veio do Wikipedia:

O nome do estado originou-se de uma série de erros e discordâncias cartográficas, quando se acreditava que a Lagoa dos Patos fosse a foz do Rio Grande, que já era demonstrado em mapas neerlandeses, décadas antes da colonização portuguesa na região. Pelo que se sabe até agora, o primeiro cartógrafo dos Países Baixos a registrar a Lagoa dos Patos, ainda considerada o Rio Grande, foi Frederick de Wit, em seu atlas de 1670. Já o primeiro registro cartográfico feito por um neerlandês a mostrar o suposto rio com um formato próximo ao que é conhecido hoje da referida lagoa foi Nikolaus Visscher, em 1698. Apesar de ele não ter sido o primeiro a mencionar os índios Patos que habitavam suas margens e boa parte do litoral do Rio Grande do Sul e deSanta Catarina, foi ele quem associou o nome à lagoa. Por volta de 1720, açorianos vindos de Laguna vieram à região de São José do Norte buscar o gado cimarrón vindo das missões, possibilitando a posterior fundação da cidade de Rio Grande, no ano de 1737. A partir do nome do município, surgiu também o nome do estado do Rio Grande do Sul.[17]
Os habitantes naturais do Rio Grande do Sul são denominados gaúchosrio-grandenses-do-sul ou sul-rio-grandenses.[18] O gentílico no masculino do singular é gaúcho e no feminino do singulargaúcha.[19] É uma palavra oriunda do espanhol gaucho, um adjetivo que, aplicado a pessoas pode signficar "nobre, valente e generosa" ou "camponês experimentado em pecuária tradicional", ou ainda "velhaco, astuto, dissimulado ou ardiloso experiente",[20] mas também pode ter o sentido de "vagabundo, contrabandista, desregrado e desprivilegiado".[21][22]

Uma foto!!
Obrigada por lerem Bom dia e um ótimo Setembro!!!
Beijãozão


Nenhum comentário :