Páginas

2 de fevereiro de 2014

Hoje é dia 02/02 dia de Nossa Senhora dos Navegantes, um dos vários Títulos de Nossa Senhora, todo ano a Cidade de Porto Alegre, comemora esse dia com uma procissão, na verdade é o encerramento de uma novena esse ano começou dia 19 de Janeiro dia do meu aniversário, eu não poderia me sentir mais abençoada.
Também conhecida como Iemanjá,  na religião Afro, é um Orixá (Santidade Africana) cujo o nome deriva da língua Níger, Iorubá : Yeyé omo ejá (Mãe cujos filhos são peixes).

Na mitologia Yorubá, o dono do mar é Olokum, que é pai de Iemanjá, sendo ambos de origem Egbá , e pelo povo Egbá Yemojá é saudada como Odò (rio) iyá (mãe), por sua ligação com Olokun, orixá do mar. Referida como sendo Rainha do Mar, em outros países. É cultuada no rio Ògùn em Abeokuta.
No Brasil é muito popular nas religiões afro e até seguidores de outras religiões.
Todos anos acontecem procissões em diversas cidades do Brasil, muitas em datas diferentes, por exemplo na Bahia é 02 de fevereiro, mas em outras cidades como relatei podem acontecer em 15 de agosto, 8 de dezembro e 31 de dezembro, essa última no geral, pois muitas pessoas entregam oferendas como por exemplo flores, perfumes, espelhos, frutas, entre outras oferendas, pulam 7 ondas e mais muitas coisas.
Eu por exemplo antes de entrar no mar eu peço licença, acredito ser importante...
A majestade dos mares. Senhora dos oceanos, sereia sagrada, Iemanjá é a Rainha das águas salgadas, considerada como mãe de todos Orixás, regente absoluta dos lares, protetora da família. Chamada também como a Deusa das Pérolas, Iemanjá é aquela que apara a cabeça dos bebês no momento do nascimento.
Iemanjá está presente nos mares e oceanos. É a Senhora das águas salgadas e será ela que proporcionará boa pesca nos mares, regendo os seres aquáticos e provendo o alimento vindo de seu reino. Iemanjá é a onda do mar, o maremoto, a praia em ressaca, a marola, É ela quem controla as marés, é ela quem protege a vida no mar.

Hoje então com muita honra eu tenho o prazer de colocar esse post...
Minha mãe, dona de mim 



























Nenhum comentário :