Páginas

28 de setembro de 2012

eu gosto de ti porra to apaixonada sim se tu diz que tua vida é uma bagunça deixa eu arrumar deixa pelo menos eu tentar!!!! por favor se dentro de alguns meses essa paixão virar amor... eu quero uma chance.. que você se dê uma chance... eu te faço bem tu disse isso e tu me faz bem agora nenhum dos dois pode proporcionar um ao outro nada ...mas aos poucos!!!!!!

2 de setembro de 2012

Boma dia hoje é o dia 3 e eu falei ontem sobre o dicionário gaúchês, bem aqui vai algumas palavras:

Alemoa: louraApinchá: jogarAtorá: cortarAvil: isqueiroBaita: grandeBoleá: jogar, entrarBriquiá: trocar, de mano ou nãoCagar a pau: baterCamassada de pau: apanharCampiá: procurarCatrefa: pessoas que não valem nadaChumaço: conjunto de alguma coisaCóça de laço: apanharCrêendios pai: exclamação quando algo dá erradoDe revesgueio: de um tal jeitoDe vereda: rápidoFincá: cravarFóque: lanternaFuque: fuscaGarrão: calcanharIncebando: enrolando, fazendo ceraIngrupi: enganarÍnôzá: amarrar (já viu palavra com todas as sílabas com acento?)Inprenhá: engravidarInsúcia: em conjuntoIntertê: fazer passar o tempo com algoInticá: provocarIntrevêro: bagunçaIntuiado: cheioInvaretado: nervosoJapona: jaqueta de nylonJóssa: coisaJudiá: mal tratarKakedo: pessoas que não valem nadaLazarento: xingamentoLuitá: brigarMalinducado: mal educadoMata-cobra: soco de cima para baixo, golpe marcialMurcilha: morcelaNáifa: facaÔio-d´água: nascentePaiêro: fumo de palhaPânca: modo de se portar, por exemplo: panca de motoqueiro (jeito demotoqueiro)Pare, home do céu: parar, o mesmo que 'se par de bobo' e 'deusolivrehome'.Patiá: ser enganado, pagar de boboPelhor: o contrário de melhorPeral: declive acentuado no relevo no solo como um canyonPerna de salame: peça de salamePescociá: olhar para os lados, matar tempoPestiado: com alguma doençaPexada: acidentePiá pançudo: guri boboPodá: ultrapassar, ou cortar, o mesmo que apodáPozá: dormir em algum lugarProziá: conversarRafuage: vagabundo, malandroRancho: compra do mêsRatiá: incomodarRéco: zíperRelampiando: trovejandoResbalão: escorregarRevertério: dor de barrigaRinso: sabão em póSai fincado: suma daquiSinalêra: semáforoSóga: cordaSólinha: voadeira, golpe marcialTáio: corteTe atraca: faz issoTentiá: filar, achacarTchó: homen, guri, pessoa. ô tchó = ei vocêTrupicá: tropeçarTunda de laço: apanharUso campião: usucapiãoVareio: vencer fácilVeiáco: mal pagadorVortiada: passeioXimia: doce de passar no pãoZoiudo: impertinente, olho-gordo

Entre outras coisas é claro.. tem uma página no Facebook chamada Coisas que Gaúcho Fala:https://www.facebook.com/CoisasQueGauchoFala lá vão encontrar bastante coisas sobre o nosso estado também!
Bem Fiquem com Deus amanhã volto!!!!
Mas bah!!!

Dia 2: CHIMARRÃO: NO INVERNO PARA ESQUENTAR E NO VERÃO PARA MATAR A SEDE!!

Bom no dia 2 de setembro.. continuando....
Todos já sabem que somos bem bairristas né? Então assim ó temos a cerveja Polar que para mm é a melhor cerveja brazuca que tem, claro que tem as outras estrangeiras, mas agora elas não vêm ao caso.
Então a Polar é daqui e a gente brinca que daqui ela não sai de jeito nenhum, e de uma forma bem divertida eles tem um site bacana e bem gaúcho, pois aqui a gente fala tu, entre outras coisas, amanhã no dia 3 eu coloco um mini dicionário aqui... Mas enfim hoje a tarde tomei um bom chimarrão com meu pai e pensando resolvi colocar os mandamentos do chimarrão com uma receita, mas não é um chimarrão de cerveja não, mas foi uma sacada legal!

Ingredientes:
-erva mate (a mais tradicional é a pura, bem amarga, mas qualquer combinação de chás tá valendo)
-água quente (NUNCA FERVA A ÁGUA ISSO QUEIMA A ERVA E AINDA MAIS A SUA LÍNGUA) O correto da água quente é quando ela chiar na chaleira.
-cuia
-bomba


Coloque a erva até a cintura da cuia... Coloque a mão em cima da cuia (também pode ser um pires) e vá virando aos poucos até deixá-la quase deitada. Revele um pouco a boca da cuia tirando a mão e ponha um pouco da água morna. Apóie em algum lugar e deixe descansar um momento. Pegue a bomba e enfie ao lado da montanha de erva.
É preciso ir quase até o fim.
Agora é só servir e beber. Só não se fruste com a primeira cuia, pois ela é sempre a pior. Parece erva lavada, mas depois melhora bastante. Algumas recomendações sobre o chimarrão: – não beba rápido demais – não fale demais com a cuia na mão – não use água fria – não beba chimarrão dirigindo (no caso de acidento, a bomba entra na garganta e faz o maior estrago) Na dúvida, clique em mais e siga este video-tutorial gaudério, com direito até a gaúcho pilchado!!!



Certinho então?
Bom Chima pra ti vivente!

1 de setembro de 2012


Bom dia gente, hoje é dia 1º de Setembro, aniversário da minha querida amiga Tiane...Parabéns minha querida!!!
Enfim, aqui no estado do RS setembro é um mês bem especial, muitos sabe que alguns de nós inclusive eu principalmente nos considera antes Gaúchos que brasileiros, e em setembro na data de 20 comemoramos com muito orgulho a data da Revolução Farroupilha, antes que alguns critiquem a gente, vale lembrar que não estou fazendo nenhum tipo de preconceito contra outros estados e suas datas, estou falando do mês de Setembro e o quanto ele é importante para nós.
Então decidi que a cada dia do mês de setembro irei postar algo sobre o mês de setembro em relação ao nosso estado, certo?
Então dia 01 de setembro, começo cumprimentando o mês de setembro, esperando que ele traga cheiros, cores e flores com sua primavera, que seja um mês diferente do mês meio trágico que foi agosto!
Então já começando pelo princípio...
Vamos ao nome do Estado do Rio Grande do Sul, a fonte veio do Wikipedia:

O nome do estado originou-se de uma série de erros e discordâncias cartográficas, quando se acreditava que a Lagoa dos Patos fosse a foz do Rio Grande, que já era demonstrado em mapas neerlandeses, décadas antes da colonização portuguesa na região. Pelo que se sabe até agora, o primeiro cartógrafo dos Países Baixos a registrar a Lagoa dos Patos, ainda considerada o Rio Grande, foi Frederick de Wit, em seu atlas de 1670. Já o primeiro registro cartográfico feito por um neerlandês a mostrar o suposto rio com um formato próximo ao que é conhecido hoje da referida lagoa foi Nikolaus Visscher, em 1698. Apesar de ele não ter sido o primeiro a mencionar os índios Patos que habitavam suas margens e boa parte do litoral do Rio Grande do Sul e deSanta Catarina, foi ele quem associou o nome à lagoa. Por volta de 1720, açorianos vindos de Laguna vieram à região de São José do Norte buscar o gado cimarrón vindo das missões, possibilitando a posterior fundação da cidade de Rio Grande, no ano de 1737. A partir do nome do município, surgiu também o nome do estado do Rio Grande do Sul.[17]
Os habitantes naturais do Rio Grande do Sul são denominados gaúchosrio-grandenses-do-sul ou sul-rio-grandenses.[18] O gentílico no masculino do singular é gaúcho e no feminino do singulargaúcha.[19] É uma palavra oriunda do espanhol gaucho, um adjetivo que, aplicado a pessoas pode signficar "nobre, valente e generosa" ou "camponês experimentado em pecuária tradicional", ou ainda "velhaco, astuto, dissimulado ou ardiloso experiente",[20] mas também pode ter o sentido de "vagabundo, contrabandista, desregrado e desprivilegiado".[21][22]

Uma foto!!
Obrigada por lerem Bom dia e um ótimo Setembro!!!
Beijãozão